Saturday 4 October 2014

As onças cativas do Brasil

As onças cativas do Brasil  

04-10-2014  Juliana Arini, Planeta Sustentavel

2parda

O crescimento das cidades e da fronteira agrícola alimentam um silencioso conflito no Brasil: a proximidade cada vez maior dos grandes felinos com as áreas urbanas. Em menos de três meses uma onça-pintada foi filmada nas ruas de Corumbá e uma onça-parda invadiu uma residência em Campo Grande, ambos os casos no Mato Grosso-do-Sul. Outra onça-parda (usando uma coleira) foi resgatada de cima de uma árvore, em Chapecó, em Santa Catarina, e em Goiás, um pedreiro foi surpreendido por um grande felino nos escombros de uma obra. Há uma semana, um filhote foi recolhido após vagar pela rodovia BR-040, no entorno do Distrito Federal. Qual será o destino de todos esses felinos selvagens que ousaram invadir as cidades?

Faminto e abatido, o filhote de onça-parda é entre todos, o que possuí menos chances de conseguir voltar para o seu habitat. “A onça, seja das espécies parda ou pintada, é um animal que precisa conviver com a mãe para aprender a caçar e a sobreviver”, afirma Ronaldo Morato, coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap), do Icmbio. “Quando recolhidos muito filhotes, esses animais dificilmente sobrevivem livres na natureza”, diz.  O destino mais provável da pequena onça-parda pode ser duas décadas de confinamento, o tempo médio da vida deste felino em cativeiro.

oncinha1

Com sorte, a pequena suçuarana, como também são conhecidas as onças-pardas, será encaminhada para um criadouro com recinto adequado. Até lá, ficará em algum Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) –  empreendimentos autorizados pelo Ibama para receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar animais silvestres provenientes de fiscalização, resgate ou entrega voluntária de particulares. Por seu caráter provisório, nem sempre os Cetas conseguem ser o melhor abrigo em longo prazo.

“Eu comecei o meu criadouro por causa de uma onça-pintada que vivia em uma pequena jaula de um Ceta. O animal veio de um zoológico municipal, onde ficou anos sem alimento e assistência veterinária adequados. Ele mal andava”, diz Luciano Saboia, proprietário do Criadouro Onça-pintada, onde mantém mais de 2,2 mil animais silvestres de 198 espécies, no Paraná. “Acabei criando um criadouro legalizado para receber essa onça e lhe dar um recinto digno para viver. De lá pra cá, ajudar os animais virou uma missão de vida”.

parda3

Saboia e a esposa Cristiane  – ambos médicos oncologistas – investem recursos próprios para manterem os animais em um área de 132 hectares. Além de 12 onças (seis pintadas e seis pardas), eles trabalham com a reprodução e reintrodução na natureza de animais que já foram extintos em algumas regiões do país, como as aves mutum-do-sudeste e o cardeal-amarelo. Porém, nunca executaram esse tipo de ação com onças.

“É um trabalho custoso e há pouco apoio do governo e das empresas para quem lida com os animais silvestres. Eu basicamente invisto recursos próprios em tudo. Para fazer a reabilitação das onças para viverem na natureza, eu precisaria de mais estrutura. Apesar de saber que em países como Guatemala e Costa Rica eles estão tendo muito sucesso nesse tipo de ação com onças-pintadas em áreas onde elas antes estavam extintas”, explica.

pardinha5

Mas, nem tudo está perdido para os filhotes de onça no Brasil.  O Projeto Abayomi, que atua em Campinas, em São Paulo, é o primeiro passo para tentar ajudar esses animais. A iniciativa surgiu por causa de três filhotes órfãs de onça-parda, nascidos na natureza e separados brutalmente de suas mães por imprudência e despreparo das equipes de resgate.

Raquel, um dos três filhotes, poderá ser a primeira parda criada em cativeiro a ser reabilitada a viver livre na natureza. Além de buscar liberdade para os filhotes, o projeto atua na criação de um corredor ecológico que possibilite o retorno das onças-pardas para as matas da região.

O mais difícil é reeducar o homem a presença das onças. “Primeiro, estamos trabalhando nas regiões de plantio da cana-de-açúcar. Com a proibição gradativa da queima do bagaço pós-colheita, os casos de filhotes retirados indevidamente dos ninhos aumentou”, afirma Márcia Gonçalves, coordenadora do projeto e analista ambiental do Icmbio. “Nossa meta é conscientizar os fazendeiros e funcionários das áreas de plantio a não mexerem nos filhotes, pois as mães tendem sempre a retornar para buscá-los. Basta isolar a área por um tempo”.

Outra ação do projeto é tentar convencer a população que o retorno das onças-pardas é algo benéfico. “O desaparecimento desses felinos desencadeou um grande desequilíbrio ambiental, com efeitos como uma superpopulação de capivaras – o  principal alimento das onças. Hoje, muitas desses roedores estão contaminadas com febre-maculosa”, explica Marcia.  A zoonose é transmitida aos seres humanos pela picada do carrapato-estrela. A doença causa febre, necroses das extremidades e nos casos mais graves leva à morte.

Infelizmente, o projeto não atua com onças-pintadas, apenas com pardas. A readaptação das onças-pintadas  foi testada apenas uma vez no Brasil, na região Centro-Oeste. Mas, como as onças-pintadas não temem tanto o homem quanto as pardas, os felinos acabaram entrando em áreas de fazenda, o que fez com que precisassem serem recapturados.

parda4

As dificuldades aumentai para os animais adultos e há anos acostumados com a presença humana. Nesses casos só há um destino: a vida em cativeiro. Nesses casos, manter os animais menos selvagens é uma opção para proporcionar mais qualidade de vida para estes. “Se você  tem um bicho que não tem possiblidade de voltar para a natureza, a melhor forma de lidar com ele é mantê-lo mais acostumado ao contato humano”, explica Gilberto Miranda, especialista em comportamento animal, que também cria felinos (no caso tigres). Isso não significa que as onças devam virar uma espécie de “pet”. A medida tem a finalidade apenas de evitar que seja necessário fazer o uso constante de tranquilizantes nos momentos de contato com veterinários e medicação. “Por mais manso que esses felinos pareçam, as regras básicas de manejo devem permanecer. Eu nunca entro no recinto sozinho, por exemplo”, afirma Miranda.

oncapost6

Enquanto as onças sofrem com as consequências do indesejado contato com as cidades e o avanço da fronteira agrícola, e a reintrodução de filhotes na natureza (ainda) é uma solução em teste,  manter grandes áreas intocadas continua a ser a medida mais eficaz de preservação dos grandes felinos.
“Para se garantir o futuro das onças, o mais importante é matermos ambientes naturais inalterados e com pouquíssimo contato com a civilização”, diz Douglas Trent, coordenador de pesquisa do Projeto Bichos do Pantanal, que atua no Pantanal de Cáceres, no Mato Grosso. “Se as cidades e fazendas continuarem a se expandir descontroladamente, é possível que em 50 anos, o Pantanal esteja entre as poucas áreas possíveis de garantir a manutenção de grandes populações de onças-pintadas no mundo. Esse é mais um motivo para lutarmos pela preservação dessa região”, conclui.

Fotos:
Douglas Trent/Projeto Bichos do Pantanal
Criadouro Onça-pintada
Projeto Aboayomi

No comments:

Post a Comment